LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

É cada vez mais comum encontrar livros, vídeos, cursos, workshops, sites, artigos e todo tipo de material sobre liderança e motivação.

Uma definição bastante simples para liderança seria “conduzir as pessoas aos resultados pretendidos”.

Mas como influenciar pessoas (sem manipular ou simplesmente mandar), para que cheguem aos resultados, trabalhem em equipe, estejam motivadas, aprendam e se desenvolvam?

Liderança requer visão, clareza, percepção, autodomínio, consistência, coerência. E em especial, o líder precisa compreender que as pessoas são diferentes, e que estas diferenças é que criam a riqueza das equipes e das organizações. É necessário entender que cada pessoa é única, e que para influenciar positivamente, o primeiro passo é criar o que a PNL chama de rapport.

Rapport é uma palavra de origem francesa, sem correspondência exata na língua portuguesa, que significa algo como “sintonia”, ou seja, “falar a língua” da pessoa, compreender sua mente para assim poder influenciar. Para se criar rapport (que não significa concordar ou gostar), não existe regra: é necessário buscar a forma correta de se comunicar com cada pessoa, considerando que cada personalidade é única.

Em suma, liderança eficaz, além de uma série de outras habilidades, requer entender as pessoas, para poder influenciar; requer ouvir, estar presente, estar atento.

E disso depende a motivação das pessoas e das equipes: a motivação somente pode vir de dentro das pessoas, de sua individualidade. Apenas pode estar motivado aquele que age em busca de seus próprios valores. Por isso é fundamental o líder saber alinhar os próprios valores, os valores da organização e os valores dos membros da equipe, encontrando os pontos comuns, os valores comuns a todos os níveis.

Seja com indivíduos ou equipes, a habilidade de liderar com sucesso está intimamente ligada à habilidade de bem se comunicar e de formular bem os próprios objetivos, sem perder de vista a flexibilidade para se adaptar às constantes mudanças. Com a aplicação do coaching  e da PNL, é possível desenvolver cada uma das habilidades necessárias para o bom líder, de maneira exclusiva e personalizada.