PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTÊMICO

Num  mundo cada vez mais competitivo e repleto de incertezas, o planejamento  estratégico e a visão sistêmica se tornam não só úteis, mas cada vez mais  necessários para as pessoas e as corporações.

O  processo de coaching se baseia no  planejamento estratégico e no pensamento sistêmico, considerando que para se  atingir objetivos é necessário planejar ações e verificar constantemente os  resultados, enquanto se monitora todos os fatores interdependentes, suas  relações e seu impacto na busca dos objetivos.

Planejamento  estratégico se desenvolve através de reflexões, de análises históricas e prospectivas  e de raciocínios com cenários através da lógica da causalidade.

Já  o pensamento sistêmico pressupõe a análise de todos os fatores que virtual ou  potencialmente influenciam o sistema que abrange as ações humanas, os aspectos  materiais e imateriais e os respectivos resultados, bem como as relações entre  esses diversos fatores. “O todo é maior do que a soma das partes” é a ideia do  pensamento sistêmico.

 Através do processo de coaching e da aplicação das técnicas da PNL é possível traçar um  planejamento estratégico personalizado para o cliente e/ou para a corporação,  conforme os recursos e as necessidades peculiares.